Férias escolares: cuidados com a saúde precisam entrar no roteiro

As férias escolares são um período muito esperado pelas famílias. Viagens, mais tempo livre para o lazer e muito descanso fazem parte da agenda. Entretanto, para aproveitar tudo isso com segurança e sem imprevistos, algumas precauções são necessárias. A folga pode ser uma boa oportunidade para colocar em dia as consultas e exames de rotina, por exemplo. Nas férias escolares, os cuidados com a saúde precisam entrar no roteiro.  

Cuidados antes das viagens nas férias escolares

As viagens são algumas das maiores atrações das férias escolares. Afinal, há famílias que se planejam o ano todo para aproveitar essa pausa. Mas é preciso lembrar de incluir os cuidados com a saúde na preparação. Só para exemplificar, alguns destinos exigem vacinas específicas. Além do mais, cada tipo de vacina precisa de um período — que pode variar entre dez e 45 dias — para começar a proteger o indivíduo. Assim, a carteira de vacinação precisa ser verificada com precedência para permitir que as doses sejam feitas em tempo hábil.

A saber, menores de dezesseis anos precisam de autorização judicial para viajar desacompanhados. Por isso, o pai, a mãe ou responsável deve comparecer ao Fórum da Infância e da Juventude da região portando RG, CPF, comprovante de endereço e documentos do menor para redigir a autorização. Ademais, cada local possui um prazo para entrega do documento, portanto, é preciso antecedência.

Atenção em casa durante as férias escolares

Com mais tempo livre, os pequenos ficam mais vulneráveis aos acidentes, especialmente em casa. Contudo, 90% dos acidentes domésticos podem ser evitados por meio dos devidos cuidados. Férias escolares são sinônimo de crianças por mais tempo tem casa, logo, a atenção deve ser redobrada.

Mantenha produtos de limpeza, remédios, facas e materiais inflamáveis longe do alcance das crianças, com o fim de evitar envenenamentos e cortes. Ao passo que, ao cozinhar, vire os cabos das panelas para o centro do fogão. Além disso, dê preferência para as bocas na parte de trás do aparelho para diminuir as chances de queimaduras.

Férias escolares são oportunidade para cuidar da saúde

Por certo, vale aproveitar o tempo de recesso para levar as crianças ao médico e colocar em dia as consultas e exames. As férias escolares também são uma oportunidade de maior disponibilidade para cuidar da saúde. Ou seja, atualizar a carteira de vacinação com aquela dose que ficou esquecida e marcar uma consulta de acompanhamento com o pediatra.

Não só a criança vai aproveitar muito mais o período de férias se estiver saudável, como também vai voltar para a escola muito mais disposta.

Saiba mais sobre a Clínica Santa Maria Auxiliadora

Localizada em Taguatinga Norte, a Clínica Santa Maria Auxiliadora oferece atendimentos ginecológicos de segunda a sábado. Além disso, realiza as consultas com planos de saúde e particulares. Agende sua consulta em Ginecologia: (61) 3563-3093 | (61) 99861-5571 (WhatsApp) (RT: CRM-DF 5335).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Entre em contato!