Dezembro Vermelho: prevenção, detecção e tratamento do HIV/Aids

Tempo de leitura: 3 minutos

A infecção pelo HIV não tem cura, por isso, a prevenção é muito importante. O objetivo da campanha Dezembro Vermelho é, justamente, conscientizar a população sobre a importância da prevenção, detecção e tratamento precoce do HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Graças à evolução dos tratamentos nos últimos anos nem todo mundo que vive com HIV desenvolve Aids. Mas o índice de infecção entre os jovens de 15 a 24 anos tem crescido, e conter essa tendência é importante para conseguir cumprir o compromisso de acabar com a epidemia de Aids enquanto ameaça à saúde pública até 2030.

O vírus HIV

HIV e Aids não são sinônimos. Ser infectado pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) não significa que o paciente desenvolverá a Aids. O tratamento pode evitar o estágio mais avançado de presença do vírus no organismo, mas não há cura.

A transmissão acontece por meio de fluidos corporais contaminados como, por exemplo, sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. Só para exemplificar, é possível ser infectado por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas, materiais perfurocortantes contaminados e não esterilizados e por meio da transmissão vertical durante a gravidez, parto e/ou amamentação.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

Assim como pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença causada pelo HIV, o tratamento também diminui o risco de transmitir o vírus. Sem tratamento, o HIV evolui para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), que ataca células específicas do sistema imunológico, responsáveis por defender o organismo.

Quando o HIV evolui para a Aids o paciente experimenta diversos sintomas e infecções oportunistas devido à baixa imunidade, inclusive alguns tipos de câncer. Tuberculose, pneumonia, infecções recorrentes ocasionadas por fungos (na pele, boca e garganta), neurotoxoplasmose e diarreia crônica são alguns exemplos de problemas facilitados pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

O Dezembro Vermelho

O laço vermelho da campanha do Dezembro Vermelho é um símbolo da solidariedade para com os portadores do vírus e da doença, que enfrentam, além do tratamento e seus desdobramentos, os desafios relacionados ao estigma e discriminação.

Proteja-se do HIV, use camisinha. Também é fundamental fazer o teste precocemente e realizar o tratamento adequado, caso tenha tido uma situação de risco. Atualmente, existem opções de profilaxia pós e pré-exposição — uso de medicamentos específicos para evitar o HIV, com gerenciamento de risco para controle de outras infecções sexualmente transmissíveis.