Cuidados com a pele dos homens: dicas para prevenção ao câncer de pele

No Brasil, o câncer de pele é mais frequente entre os homens. Apesar disso, a procura por dermatologistas é mais frequente pelas mulheres. Como consequência, os diagnósticos são tardios, o que torna necessário intervenções mais complexas durante o tratamento da doença. 

O número de glândulas sebáceas no rosto dos homens é maior, duas vezes mais que nas mulheres. Além disso, eles possuem grande sensibilidade à testosterona, hormônio influente no funcionamento dessas glândulas. 

Cuidados com a pele dos homens

Confira agora alguns cuidados que os homens devem tomar com a pele: 

  • Lavar o rosto: lave o rosto com água fria, utilizando sabonete apropriado para o rosto.
  • Hidrate a pele: aplique hidratante no corpo após o banho. Para o rosto, principalmente aos que possuem pele seca, segundo a orientação de um dermatologista.
  • Proteção solar: a maioria dos casos de câncer de pele estão relacionados à exposição ao sol. Por isso, além do protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior, também é importante cobrir as áreas expostas, com roupas apropriadas.
  • Consulte o dermatologista: principalmente aos homens acima de 40 anos, é importante consultar o dermatologista pelo menos uma vez ao ano. Dessa forma, pode-se diagnosticar lesões consideradas pré-malignas e malignas. 

Cuidados na hora de barbear

O barbear retira a proteção natural da pele, a barba. Então, o processo deve ser feito com bastante higiene. Além disso, barbear-se diariamente pode gerar ressecamento, pelos encravados e irritações.

É importante estar atento à preparação da pele antes do momento de barbear. O segredo é a esfoliação. Dessa forma, os pelos se tornam mais flexíveis e assim, sensibilidades e irritações são evitadas. 

O melhor momento para fazer a barba é após o banho. Além disso, é indicado que ao movimentar a lâmina, seja acompanhado o sentido em que os pelos crescem. Isso impede que os pelos encravem. Então, ao terminar, apenas esfregue a toalha levemente para secar o rosto e no fim, hidrate a pele. 

As pessoas com peles mais sensíveis ficam mais vulneráveis ao barbear, pois mais irritações são geradas. Para que isso seja evitado, recomenda-se que a pele esteja limpa e a lâmina seja de uso individual. 

Outros cuidados dermatológicos 

Além do cuidado com a pele, os homens devem estar atentos a outros cuidados dermatológicos. A começar com as unhas, cortadas e limpas. Pelo menos 35% dos homens desenvolvem unha encravada durante a vida, o que causa dor e desconforto. 

Outro ponto importante, é a atenção ao cabelo. A calvície é de caráter hereditário e inicia-se ao final da adolescência. Dessa forma, quanto antes procurar o dermatologista, maiores as chances de tratamento. Essa perda de cabelos afeta até 80% dos homens. 

Sobre a Clínica Santa Maria Auxiliadora 

A Clínica Santa Maria Auxiliadora consolida-se pela busca contínua no que há de mais eficaz em serviços clínicos e de imagem. O local destaca-se pela competência e profissionalismo, que reúne médicos de renome e especialistas em imagem. Na clínica, os homens podem procurar um dermatologista e cuidar da saúde da pele. Dessa forma, o paciente recebe o melhor em diagnóstico e atendimento.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
Open chat
Entre em contato!