Conscientização sobre as hepatites virais é objetivo do Julho Amarelo

As hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus que se alojam especialmente no fígado, sua evolução pode levar à cirrose hepática e até ao câncer de fígado. O Ministério da Saúde estima que três milhões de brasileiros têm hepatite C — a principal causa dos transplantes de fígado — e não sabem. Por isso, julho foi adotado como mês de conscientização para prevenção e tratamento das hepatites virais, o Julho Amarelo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 3% da população mundial é portadora de hepatite C crônica. Transmitido pelo sangue, este tipo é considerado a maior epidemia da humanidade atualmente, com número de casos cinco vezes superior à AIDS/HIV.

Quantos tipos de hepatites virais existem?

Existem cinco tipos mais comuns de hepatites virais — A, B, C, D e E. Dentre elas, apenas as do tipo A e B possuem vacina disponível.

• Hepatite A — relacionada às condições de saneamento básico e de higiene;
  • Hepatite B — transmissão por via sexual e contato com sangue contaminado;
  • Hepatite C — contraída após o contato com a hepatite A;
  • Hepatite D — ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B;
  • Hepatite E — transmissão fecal-oral, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

Quais os sintomas?

Entre os principais sintomas das hepatites virais estão mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

O tipo C não gera uma grande resposta imunológica, por isso, a infecção apresenta poucos sinais até atingir a fase crônica, em que pode causar cirrose e até câncer de fígado. As hepatites A e E não se tornam crônicas, mas mulheres grávidas podem apresentar formas mais graves da doença quando contraem o tipo E.

Como se prevenir contra as hepatites virais?

O objetivo do Julho Amarelo é informar para que a prevenção se torne um hábito. As melhores formas de prevenir a hepatite B são a vacina e o uso de preservativo, medidas que também previnem a infecção pelo tipo D.

Além disso, é importante estabelecer hábitos de higiene como:

• Lavar bem as mãos;
  • Tomar apenas água filtrada ou fervida;
  • Lavar bem os alimentos antes de preparar e comer;
  • Não compartilhar escovas de dentes, lâminas de barbear e agulhas;
  • Exigir material esterilizado ou descartável em centros de estética e estúdios de tatuagem.

Sobre a Clínica Santa Maria Auxiliadora

A história da Santa Maria Auxiliadora consolida-se pela busca contínua no que há de melhor e mais eficaz em serviços clínicos ambulatoriais e de imagem, promovendo a saúde de maneira humanizada, por meio de um atendimento de qualidade. Com um laboratório em suas dependências, integrando equipamentos de alta tecnologia dentro de um ambiente humanizado, oferece ao paciente mais agilidade, qualidade e segurança na realização e entrega de exames (laboratoriais e de imagem) para diagnóstico.