80% dos pacientes de COVID-19 se recuperam sem precisar de tratamento especial

A pandemia do novo coronavírus tem deixado o mundo em alerta. Ele possui sintomas semelhantes aos de gripes e resfriados, o que acaba causando confusão e dificulta a diferenciação. Mas as medidas de prevenção são simples e eficazes, quando aplicadas da maneira correta. Além disso, segundo a OMS, 80% das pessoas se recuperam sem precisar de tratamento especial. Conheça um pouco mais sobre a COVID-19.

O que é o novo coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. A grande maioria das pessoas adquire gripes e resfriados por causa de coronavírus comuns, entre eles o alpha coronavírus 229E e NL63 e o beta coronavírus OC43 e HKU1.

Mas este é um agente novo foi descoberto no fim do ano passado, após casos registrados na China. Como ninguém teve contato com o novo coronavírus antes, não há resposta imune do organismo quando acontece a infecção e a pessoa acaba doente com a chamada COVID-19.

Quais os sintomas da COVID-19?

Como causa infecções respiratórias, os principais sintomas da COVID-19 ocorrem no trato respiratório. Entre eles:

• Tosse seca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor de garganta.

Também são comuns febre e dor de cabeça, com a intensidade dos sinais variando de leves a severos. Pessoas que apresentam sintomas devem procurar orientação médica, e a partir da avaliação clínica, o profissional decidirá sobre a necessidade do teste para COVID-19.

Será que tenho COVID-19?

Caso apresente todos os sintomas mais comuns do novo coronavírus, para ser englobado como caso suspeito, o paciente precisa se enquadrar também em uma das situações de risco, que compreendem:

• Ter retornado de qualquer país do exterior, nos últimos quatorze dias;
  • Ter tido contato próximo com um caso confirmado ou suspeito, nos últimos quatorze dias;
  • Residir ou trabalhar no domicílio de um caso suspeito ou confirmado.

Apenas pacientes com sintomas respiratórios e que se encaixem em alguns destes perfis são candidatos ao teste para COVID-19. A confirmação é realizada por meio de exames laboratoriais.

Qual o tratamento?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% das pessoas se recuperam sem precisar de tratamento especial, ou seja, sem necessidade de internação e intervenções, como respiradores. Contudo, não há medicamentos específicos para a eliminação do vírus e consequente cura da doença. O tratamento é realizado de acordo com os sintomas, a fim de aliviá-los e diminuir o desconforto.

Como prevenir?

As medidas de prevenção são simples e eficazes, quando aplicadas da maneira correta. A etiqueta de higiene é a principal delas:

• Lave as mãos com água e sabão frequentemente, ou use álcool gel 70%;
  • Cubra o rosto com a dobra do braço ao tossir ou espirrar;
  • Evite tocar o rosto;
  • Evite aglomerações, se puder ficar em casa, faça-o;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e as superfícies limpas;
  • Não compartilhe objetos pessoais.